sábado, 10 de março de 2012

Esquema de Dissertação-Argumentativa

TÍTULO DA REDAÇÃO

1º parágrafo TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 INTRODUÇÃO
2º parágrafo Desenvolvimento do argumento 1
DESENVOLVIMENTO
3º parágrafo Desenvolvimento do argumento 2
4º parágrafo Desenvolvimento do argumento 3
5º parágrafo Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final CONCLUSÃO
Fonte: Técnicas Básicas de Redação – Branca Granatic.

RECOMENDAÇÃO: faça cada um dos 05 parágrafos com cerca de 05 linhas.
5x5= 25 linhas.

A lógica de texto dissertativo–argumentativo mais usada para o ENEM.

P1: [Fato + Tese]
P2: argumento
P3: argumento
P4: argumento
P5: conclusão + Solução do Problema

Quanto à estrutura:

• Dissertação: este texto exige uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução aponta o assunto específico a ser abordado; o desenvolvimento deve apresentar argumentos verídicos, comprovados através de exemplos, além disso, o autor deve ter uma visão crítica e reflexiva dos fatos, de forma a persuadir o leitor; a conclusão retoma o que foi dito de forma bastante resumida (um parágrafo), de modo a reforçar o que foi exposto e também propõe uma solução para o problema analisado.

http://www.brasilescola.com/redacao/como-tirar-nota-boa-na-redacao.htm

De forma resumida e bem objetiva, a redação deve ter três partes:

1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão

Mas como se dá cada uma delas? O que é necessário que elas tenham?
Vejamos, separadamente:
1. Introdução
O que é introdução, senão o ato de introduzir? Então, vejamos: introduzir é fazer entrar, fixar-se.
Não é por menos que o início do texto tem essa denominação, uma vez que é responsável por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto.
A introdução deve apresentar a ideia principal (tópico frasal) que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto!
Por ser o primeiro contato que o leitor tem com o escrito, a forma como a introdução é disposta é muito importante. Deve-se explorar o objetivo do texto em orações que atraiam o público-alvo. Importante é não se delongar muito nesta etapa, três linhas são o suficiente.
Lembre-se de que o texto começa pela introdução, na primeira linha. Portanto, escolha um título quando a produção for concluída, pois não há como saber com exatidão.

2. Desenvolvimento
É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. Após introduzir o tema, é hora de debatê-lo, através da exposição dos argumentos.
É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso. Nesta etapa, evite repetições de termos ou orações que tenham o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura enfadonha, monótona. Além disso, pode fazer com que o escritor se perca em meio às suas próprias argumentações.
Não queira demonstrar mais do que sabe sobre determinado assunto, pois poderá cair no erro das repetições de ideias, exposto acima. E não é necessário “encher linguiça”, uma vez que qualidade é essencial, mas quantidade de argumentos não, tampouco de linhas: 12 linhas de desenvolvimento são suficientes!

3. Conclusão

Concluir é acabar, finalizar. Portanto, é o desfecho do texto. Muitos não dão importância para essa etapa, mas sem ela o texto fica vago, sem propósito.
Em um parágrafo, a conclusão deve reunir as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, com um posicionamento por parte do escritor ou uma solução para um problema apresentado.
Nunca coloque: Concluímos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo ou equivalentes na conclusão porque não é necessário que o escritor avise que irá finalizar o texto, já que esta etapa deve ser percebida pelo leitor e não alertada.
Equipe Brasil Escola

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